Volumes extremos de chuva devem atingir o Sul do Brasil na virada da estação, prevê Metsul

Período de forte instabilidade atmosférica trará volumes de precipitação superiores a 100 mm para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com picos de até 200 mm

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para um período de forte instabilidade atmosférica, que trará chuva volumosa ao Sul do Brasil. O fenômeno deve ocorrer entre os últimos dias do inverno e o início da primavera, que começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro. As projeções indicam que os volumes de chuva podem ultrapassar os 100 mm em diversos pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de precipitação de 150 mm a 200 mm em áreas mais localizadas.

O tempo começa a mudar na próxima quinta-feira, 18 de setembro, com chuvas isoladas no Oeste e na fronteira com o Uruguai. Na sexta-feira, 19 de setembro, a instabilidade se espalha para várias regiões gaúchas, principalmente no Oeste, Centro e Sul. O pico da intensidade da chuva terá início no domingo, 21 de setembro, quando uma frente fria trará chuva ampla e forte para a maioria dos municípios do Rio Grande do Sul, avançando em seguida para Santa Catarina e Paraná. Na segunda-feira, 22 de setembro, os volumes mais altos de chuva se concentram em Santa Catarina e no Paraná. A tendência é de que o tempo comece a melhorar a partir de terça-feira, 23 de setembro, com o avanço de uma massa de ar seco e frio.

Apesar da elevação do nível de rios, o cenário não aponta para o risco de cheias de grande dimensão. No entanto, o principal perigo será o risco de alagamentos em áreas urbanas e rurais devido ao alto volume de precipitação em curtos períodos. Há também um risco geológico de nível médio a alto, que pode levar a deslizamentos de encostas e quedas de barreiras em rodovias, especialmente em áreas de relevo do Norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Rei do Lanche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo