Chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu em todo o Brasil nesta semana

Especialistas recomendam observar o céu em locais escuros e afastados das luzes da cidade

Entre as noites de terça-feira, 21 de outubro, e quinta-feira, 23 de outubro, os brasileiros terão a oportunidade de presenciar um dos fenômenos astronômicos mais esperados do ano: a chuva de meteoros Orionídeas. Segundo o Observatório Nacional, o melhor horário para observação será da meia-noite até o amanhecer.

De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional, a chuva é composta por meteoros rápidos e brilhantes, que podem atingir velocidades de até 66 quilômetros por segundo e deixar rastos luminosos no céu.

O nome Orionídeas vem da constelação de Órion, o Caçador, ponto do céu de onde os meteoros parecem surgir, próximo à estrela Betelgeuse. No entanto, o espetáculo poderá ser apreciado em qualquer parte do firmamento.

“A boa notícia é que todo o Brasil pode observar. O radiante em Órion é visível de norte a sul, com leve vantagem no Norte e Nordeste, onde ele sobe mais alto. Mesmo no Sul, é um show garantido”, destacou o Projeto Exoss.

O pico da chuva, previsto entre as noites de 21 e 22 de outubro, coincidirá com a fase de Lua Nova, quando o satélite natural estará apenas 2% iluminado e se põe cedo. Essa condição deixará o céu mais escuro, ideal para observar o fenômeno.

Em boas condições de visibilidade, será possível ver entre 15 e 20 meteoros por hora, sem a necessidade de equipamentos. Para uma melhor experiência, especialistas recomendam locais abertos, com pouca iluminação artificial e visão ampla do céu.

Com informações de SBT News.

Desgaste de Cartilagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo