Novo tratamento no SUS pode reduzir em até 50% a mortalidade por câncer de mama no RS

Chegada de medicamento inovador ao estado marca avanço significativo na luta contra o tipo HER2-positivo da doença

Com a chegada de 414 frascos do Trastuzumabe Entansina ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23), o estado se torna um dos primeiros a receber o novo medicamento voltado ao tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas da doença. A inclusão do remédio no Sistema Único de Saúde (SUS) representa um marco importante, com impacto direto na sobrevida das pacientes, principalmente aquelas que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial. Segundo o Ministério da Saúde, o uso da medicação pode reduzir a mortalidade em até 50%.

O lote faz parte de uma remessa nacional que soma 11.978 frascos, distribuídos em embalagens de 100 mg e 160 mg, e que teve sua primeira parada em Guarulhos (SP), no dia 13 de outubro. O Rio Grande do Sul será responsável por distribuir as doses às unidades de saúde estaduais, conforme protocolos clínicos já estabelecidos. Ao todo, 1.144 pacientes devem ser atendidos ainda em 2025, com expectativa de continuidade do fornecimento em mais três etapas: dezembro de 2025, março e junho de 2026.

O investimento do governo federal na aquisição do medicamento foi de R$ 159 milhões, garantindo a compra de 34,4 mil frascos-ampola com uma economia estimada de R$ 165,8 milhões ao negociar o produto por cerca da metade do preço praticado no mercado. A portaria que autoriza a compra por meio da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC) será publicada até o fim de outubro, permitindo que estados e municípios possam adquirir diretamente o medicamento com financiamento da União, acelerando o acesso ao tratamento por pacientes do SUS.

Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo