Pix ganha reforço contra golpes com novo botão de contestação

Ferramenta digital agiliza devolução de valores em casos de fraudes e torna processo mais acessível ao usuário

Uma nova funcionalidade já está disponível para quem utiliza o Pix: o botão de contestação, que promete facilitar o processo de devolução de valores em casos de fraudes, golpes ou coerção. O recurso, que integra o Mecanismo Especial de Devolução (MED), pode ser acionado diretamente no aplicativo do banco onde o cliente tem conta, sem necessidade de atendimento humano.

De acordo com o Banco Central, a novidade tem como objetivo aumentar a velocidade de bloqueio dos recursos em contas suspeitas, o que pode ser crucial para impedir prejuízos maiores. Assim que a contestação é feita, a informação é repassada de forma imediata à instituição onde está a conta do possível golpista, que deve bloquear os valores disponíveis, mesmo que parcialmente. Em seguida, os bancos envolvidos têm até sete dias para analisar o caso e, se comprovada a fraude, a devolução é feita diretamente à conta da vítima, com prazo máximo de 11 dias após a solicitação.

No entanto, a ferramenta não cobre casos de erro humano ou arrependimento, como envios por engano ou escolha errada de chave Pix. Ela se aplica exclusivamente a situações em que houver indícios claros de golpe, extorsão ou fraude. A iniciativa busca ampliar a proteção ao consumidor e foi desenvolvida com base em sugestões do setor bancário, com apoio técnico de especialistas desde o lançamento do Pix em 2020.

Top Lanches

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo