Projeto do novo hospital estadual, que será sediado em Viamão, é discutido em audiência pública

O plano prevê a criação de 350 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde

O projeto do novo hospital estadual, que será sediado em Viamão, foi debatido em audiência pública na noite de segunda-feira (6/10), no auditório da Faculdade Centro Educacional Santa Isabel (Facesi). A iniciativa do governo do Estado, que prevê uma instituição com leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana, foi apresentada e discutida com a comunidade. A audiência integra a etapa de consulta pública do projeto, que permanece vigente até 9 de outubro. 

A cerimônia contou com a presença dos titulares da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), Pedro Capeluppi, e da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, além de representantes de diferentes segmentos da Região Metropolitana.

Na primeira etapa da audiência foi feita a apresentação do projeto, estruturado a partir de uma parceria público-privada (PPP). A proposta, elaborada pelo Executivo estadual e o pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), prevê uma instituição de saúde com 350 leitos, referência em ortopedia, traumatologia, neurologia clínica, neurocirurgia e cirurgia geral e que opere de maneira integrada com as demais unidades da rede pública. Todos os leitos serão destinados ao SUS.

A secretária Arita Bergmann saudou as lideranças dos segmentos presentes e destacou a importância da ideia. “Não apenas apostamos nesse projeto, como acreditamos que ele será uma virada de página para a região”. Arita também mencionou a confiança na escolha estratégica de estruturar o hospital por meio de uma PPP. “É uma escolha que funcionou muito bem em outras regiões do país”, pontuou.

De acordo com o projeto, o parceiro privado será o responsável pela construção, manutenção e operação do hospital, incluindo os serviços médicos realizados. Durante o período de concessão, cuja duração prevista é de 25 anos, caberá ao Estado regular e fiscalizar a operação. Depois, o poder público retoma a operação da casa hospitalar.

Diálogo com governo e comunidade

O titular da Serg, Pedro Capeluppi, falou do esforço de todos os envolvidos na elaboração do projeto. “Se estamos aqui hoje, é porque as pessoas se engajaram e transformaram essa ideia numa proposta sólida, bem estruturada e viável”. Teremos um hospital de grande porte, articulado com as necessidades da Região Metropolitana e com as especialidades mapeadas pelo nosso diagnóstico prévio”, resumiu o secretário, agradecendo o empenho do município de Viamão para assegurar os terrenos do futuro hospital.

A imagem mostra uma audiência pública realizada em um auditório. No palco, há uma mesa comprida coberta com uma toalha branca, onde estão sentadas sete pessoas, aparentemente autoridades ou especialistas, participando de um debate ou apresentação. À esquerda do palco, um homem de terno está em pé, falando ao microfone próximo a um púlpito com o logotipo da prefeitura ou de algum órgão público.
Ao fundo, há um telão projetando uma apresentação com o título:
"Audiência Pública - Novo Hospital Estadual em Viamão"
O auditório está cheio, com várias pessoas sentadas assistindo à apresentação. À direita do palco, há uma cadeira vazia e uma pessoa sentada no chão com um notebook, aparentemente registrando ou transmitindo o evento. A iluminação do palco está concentrada nos participantes da mesa e no apresentador, enquanto o público está em ambiente mais escuro.
Iniciativa foi apresentada e discutida com a comunidade no auditório da Facesi, em Viamão – Foto: Eduardo Beleske/Ascom SES

O vice-prefeito de Viamão, Maninho Fauri, representou o Executivo municipal na audiência pública e lembrou que o projeto começou a ser desenhado quatro anos atrás, graças ao diálogo com o governo do Estado. “Desde então, conseguimos avançar na compra do terreno e na elaboração da proposta. Várias etapas importantes foram percorridas de maneira colaborativa até aqui e queremos continuar esse trabalho”, afirmou Fauri.

Após as exposições da mesa-diretora, foi aberto espaço aos questionamentos de representantes da comunidade. O cronograma previsto pelo governo gaúcho estabelece a assinatura do contrato de concessão para o segundo semestre de 2026, e o início das obras para os primeiros meses de 2027. Mais informações sobre o novo hospital estadual podem ser encontradas no site do projeto

D'Guste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo