Veranópolis dá os primeiros passos para retomar o Gemellaggio com Porto Viro, na Itália

Veranópolis iniciou a retomada do Gemellaggio (Cidades Irmãs) com a cidade italiana de Porto Viro, reforçando os laços históricos e culturais que unem os dois municípios.
A iniciativa conta com o apoio e a interlocução do ex-prefeito Carlos Alberto Spanhol, que, acompanhado do empresário Leonildo Cesca, esteve na Itália na última semana. Durante a visita, foram recebidos pelo prefeito de Porto Viro, Mario Mantovan, em uma agenda voltada à reaproximação das cidades.
A Administração Municipal de Veranópolis, enviou símbolos representativos do município, reforçando o espírito de amizade e união que marcou o início dessa relação.
Grande parte dos imigrantes italianos que chegaram a Veranópolis há 150 anos veio da Região do Vêneto, onde está localizada Porto Viro.
A retomada do Gemellaggio, iniciada originalmente em 2002, tem como objetivo promover projetos culturais, educacionais, econômicos e sociais, estimulando trocas entre as comunidades. A expectativa é que uma comitiva italiana venha ao Brasil em maio de 2026, durante a Vera Fest La Cucagna, fortalecendo ainda mais esse elo de história e amizade entre os povos.
Durante o encontro, Spanhol foi designado pelo prefeito Mantovan como representante de Porto Viro no Rio Grande do Sul.
A cerimônia contou também com a presença do vice-prefeito de Porto Viro, Adam Ferro, da ex-prefeita Maura Veronese, do ex-prefeito Geremia Genari, além de familiares, representantes da comunidade e da Câmara de Vereadores.
O prefeito Mantovan já designou uma Comissão para dar sequência às novas tratativas.
Para Spanhol, a retomada do Gemellaggio “possibilitará que jovens de ambas as cidades possam conhecer e conviver com as duas realidades culturais. A retomada desse projeto trará inúmeros benefícios para as nossas futuras gerações.”







