Abstenção do Enem 2025 atinge 27% no primeiro dia de prova

Ministro da Educação, Camilo Santana, informou que taxa se manteve estável em relação ao ano anterior, e tema da redação foi sobre envelhecimento na sociedade brasileira.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou uma taxa de abstenção de 27%, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no domingo, 9 de novembro. A porcentagem é considerada semelhante à do ano anterior (26,6%), mas representa uma queda em relação a 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do exame, que foi aplicado em 1.805 municípios.

Santana informou que, apesar da abstenção, o número de participantes efetivos aumentou. Houve a eliminação de 3.240 participantes por irregularidades, como porte de equipamentos eletrônicos, utilização de materiais impressos e descumprimento das orientações dos fiscais. O primeiro dia da prova cobrou 90 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação.

O ministro e o presidente do Inep, Manuel Palácios, avaliaram positivamente o tema da redação, que abordou as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. Segundo professores, o tema é “muito atual” e ajudou a promover debates sobre etarismo. O gabarito oficial do primeiro dia de prova deve ser divulgado na próxima quinta-feira, 13 de novembro. O segundo dia de prova, que cobrará conteúdos de ciências da natureza e matemática, está marcado para o próximo domingo, 16 de novembro.

Triunfante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo