Cirurgião brasileiro realiza telecirurgia recorde mundial a mais de 12 mil km

Leandro Totti Cavazzola operou paciente no Paraná estando no Kwait e entra para o Guinness World Records por maior distância.
Um feito inédito na medicina mundial colocou o cirurgião brasileiro Leandro Totti Cavazzola, professor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Guinness World Records. Ele realizou uma telecirurgia robótica em um paciente no Hospital Cruz Vermelha, em Curitiba, Paraná, enquanto estava no Kuwait, no Oriente Médio, a 12.034,92 quilômetros de distância.
O procedimento, realizado em segunda-feira, 23 de setembro, tratou uma hérnia inguinal e foi reconhecido em outubro como a telecirurgia de maior distância já realizada no mundo e o primeiro caso robótico em um paciente brasileiro. A operação fez parte de uma iniciativa internacional para testar os limites da telecirurgia, envolvendo o uso de um robô cirúrgico de última geração.
Os procedimentos, que incluíram uma cirurgia em dupla direção (com uma equipe do Kuwait operando remotamente um paciente local a partir de Curitiba), foram realizados com o robô cirúrgico modelo MP1000 e contaram com o apoio de uma infraestrutura de alta complexidade. O cirurgião destaca que o projeto abre caminho para que especialistas possam apoiar colegas em diferentes regiões, ampliando o acesso a tratamentos complexos.
Fonte: Só Notícia Boa.







