Enem 2025 registra presença de 70% dos inscritos e terá gabarito divulgado na próxima quinta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que cerca de 70% dos mais de 4,8 milhões de inscritos compareceram aos dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizados em domingo, 9 e domingo, 16 de novembro. A abstenção no primeiro dia foi de 27%, índice semelhante aos registrados em edições anteriores.

Em coletiva à imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o gabarito oficial do segundo dia de provas será divulgado na quinta-feira, 20 de novembro, e que o resultado final será apresentado em janeiro de 2026. O ministro também anunciou que, a partir de 2026, o Enem será utilizado para avaliar o ensino médio, substituindo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o que deve aumentar a motivação dos estudantes e gerar indicadores mais precisos sobre a qualidade da educação.

Outra novidade é o estudo do Inep para aplicar o Enem em português em capitais do Mercosul, como Buenos Aires, Assunção e Montevidéu, a partir de 2026, com modelo digital de aplicação.

Durante o segundo dia de provas, os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza, e o exame utilizou pela primeira vez a metodologia testlet, que agrupa questões em torno de um mesmo texto, buscando avaliar melhor o letramento dos estudantes.

O Enem 2025 ocorreu em 165 mil salas distribuídas em 12 mil locais de prova, em 1.805 municípios. Cerca de 585 mil colaboradores participaram da aplicação, incluindo equipes do Inep, Correios, AGU, Samu e forças de segurança.

Candidatos afetados por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças poderão solicitar a reaplicação entre segunda-feira, 17, e sexta-feira, 21 de novembro, pela Página do Participante, no site do Inep. As novas provas serão realizadas em 16 e 17 de dezembro.

O ministro Camilo Santana também lembrou que o Enem voltou a certificar a conclusão do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos, e que quase 100 mil pessoas se inscreveram com essa finalidade. Além disso, participantes do programa Pé-de-Meia que compareceram aos dois dias de prova receberão um incentivo de R$ 200.

Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo