Entenda o que levou à prisão de Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente na manhã deste sábado, 22 de novembro, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A prisão, ocorrida por volta das 6h, foi expedida com base na garantia da ordem pública e se trata de uma medida cautelar, não estando diretamente relacionada à sua condenação prévia por tentativa de golpe de Estado. O comboio que transportava o político chegou à sede da Polícia Federal (PF) às 6h35min, onde ele foi levado para uma sala de Estado, reservada a autoridades.
Segundo informações da PF, a decisão foi motivada pela avaliação de risco gerado por uma vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em apoio ao ex-presidente na última sexta-feira. Os policiais avaliaram que o ato representava perigo para os participantes e agentes de segurança. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado por liderar uma organização criminosa com o objetivo de tentar golpe de Estado, mas estava em prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto por descumprimento de medidas cautelares.
A condenação de Bolsonaro ocorreu ao final do julgamento no STF, no dia 11 de setembro deste ano, onde ele foi condenado por quatro votos a um em cinco crimes, incluindo organização criminosa e golpe de Estado. No momento da última atualização da reportagem, o ex-presidente passava por avaliação médica na Superintendência da PF e sua defesa ainda não havia se manifestado.






