Mulher denuncia colega por racismo após ofensa em local de trabalho em São Marcos

Vítima afirma que ouviu “Olha a macaca comendo banana” durante o expediente; a empresa ofereceu apenas suspensão e a vítima alega descaso.

Uma mulher de 24 anos registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de São Marcos, na Serra Gaúcha, após relatar ter sido vítima de racismo por uma colega dentro da empresa onde trabalha. A vítima afirmou que, durante seu horário de lanche, enquanto comia uma banana, a colega teria dito repetidamente a frase: “Olha a macaca comendo banana”, na frente de outros funcionários. Sentindo-se humilhada, a trabalhadora procurou o supervisor para denunciar o ocorrido.

A vítima alegou que a empresa tratou o fato com descaso, concedendo à autora das ofensas apenas uma suspensão de dois dias, sendo que ela retornou ao trabalho no dia seguinte. A trabalhadora, que se disse “muito abalada”, afirmou que as testemunhas presenciais preferiram não se manifestar, por medo de represálias, e informou que pretende acionar a Defensoria Pública para ingressar com medidas legais contra a empresa por negligência.

O delegado Rafael Felipe Keller, titular da Delegacia de São Marcos, explicou que, apesar de o fato ter sido classificado inicialmente como injúria discriminatória, a legislação mudou em 2023. Atualmente, qualquer ato de ofensa ou humilhação com base em raça, cor ou etnia é enquadrado na Lei do Racismo (Lei nº 7.716/1989), que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão e torna o crime inafiançável e imprescritível. Segundo o delegado, este é o terceiro caso de racismo registrado na cidade neste ano, e o novo enquadramento legal busca uma resposta mais firme contra atos de preconceito.

Com informações do Portal São Marcos Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo