Rússia declara apoio à Venezuela em meio à crise diplomática com EUA

Moscou afirma estar preparada para responder a pedidos de Caracas após aumento da presença militar norte-americana no Caribe.
A Rússia declarou nesta sexta-feira, 7 de novembro, que está pronta para ajudar a Venezuela após o país latino-americano solicitar apoio em meio à escalada da crise com os Estados Unidos. A ministra das Relações Exteriores russa, Maria Zakharova, reafirmou o firme apoio à liderança venezuelana na proteção da sua soberania nacional, destacando que a Rússia está disposta a responder “adequadamente” às solicitações de Caracas, em contato próximo e constante.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, havia solicitado apoio militar a Moscou, incluindo o reparo em caças de fabricação russa, a modernização de sistemas de radar e o fornecimento de mísseis. Este pedido foi feito em resposta ao que Caracas considera serem ameaças crescentes de Washington, devido ao significativo aumento da presença militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe nos últimos meses.
Zakharova enfatizou que o mais importante no momento é “evitar a escalada do conflito e facilitar soluções construtivas para os problemas existentes”, sempre respeitando o direito internacional. A Rússia defende tradicionalmente o desenvolvimento estável e independente dos países da América Latina e do Caribe e a resolução de todas as disputas por meios pacíficos.







