Vendaval violento causa destruição em comunidade rural de Santa Catarina

O avanço de uma linha de instabilidade pelo Oeste de Santa Catarina provocou vendavais destrutivos e chuva de granizo na tarde desta sexta-feira, 7 de novembro. O caso mais grave ocorreu no município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, onde um vendaval violento causou destruição no distrito de Jorge Lacerda. Imagens de moradores mostram casas destelhadas, árvores arrancadas e estruturas danificadas, com a força do vento chegando a arrancar uma residência inteira.

Ainda não é possível determinar a natureza exata do fenômeno isolado de vento severo, mas as hipóteses levantadas incluem microexplosão ou tornado. Além dos estragos na comunidade rural, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina confirmou acidentes de trânsito e destelhamentos em diferentes pontos do município, levando ao cancelamento de uma cerimônia do programa Bombeiro Mirim para mobilização total do efetivo.

Outras cidades do Oeste catarinense, como Itapiranga, também registraram temporais com vento muito forte, e a estação da Epagri anotou uma rajada de 100 k/h em Caibi. Além dos fortes ventos, pedras de granizo de médio a grande tamanho atingiram comunidades do interior de São José do Cedro, Princesa, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. A linha de instabilidade deve seguir o deslocamento e provocar temporais em Santa Catarina e no Paraná nas próximas horas.

Com informações da Metsul e Rádio Fronteira.

Sersul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo