Bombeiros combatem incêndio em vegetação às margens da ERS-122 em Antônio Prado
Tempo seco e vento dificultaram o trabalho do SCAB, que foi acionado duas vezes para conter as chamas no mesmo local

Na tarde de domingo, 30 de novembro, o Serviço Civil Auxiliar de Bombeiros (SCAB) foi acionado pelo telefone de emergência 193 para atender a uma ocorrência de incêndio em vegetação no km 117 da ERS-122, em Antônio Prado.
Ao chegar ao local, a guarnição iniciou o combate às chamas, mas a grande quantidade de material combustível dificultou a extinção total do fogo. As condições climáticas, como o tempo seco e o vento, também favoreceram a propagação das chamas.
O SCAB foi acionado duas vezes para o mesmo ponto da rodovia — a primeira por volta das 14h30 e novamente às 17h. No dia anterior, a corporação já havia atuado em um incêndio no mesmo trecho, porém no lado oposto da pista.
Durante a operação, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha prestou apoio com um caminhão auto tanque, auxiliando os bombeiros no combate ao fogo.
Nas últimas semanas, o número de incêndios em vegetação aumentou significativamente, chegando a três ocorrências em um único dia. O SCAB alerta que provocar incêndio em mato, vegetação ou terrenos é crime ambiental, sujeito a multas e sanções legais, além de representar risco à vida, ao meio ambiente e à segurança viária.
⚠️ Cuidados essenciais para evitar incêndios em vegetação:
• Não realizar queimadas para limpeza de terrenos;
• Nunca descartar bitucas de cigarro às margens de rodovias ou em áreas secas;
• Evitar o uso de fogo próximo a lavouras, matas ou áreas com vegetação seca;
• Não queimar lixo;
• Redobrar a atenção em dias de tempo seco, calor e vento.
Em caso de emergência, ligue 193.







