Ex-deputado TH Jóias será transferido para presídio federal

Determinação do STF inclui o político no Regime Disciplinar Diferenciado por ligação com o Comando Vermelho.
O ex-deputado estadual do Rio de Janeiro Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, será transferido ainda nesta terça-feira, 16 de dezembro, do Complexo de Gericinó para uma penitenciária federal. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária não definiu o horário exato nem o destino da transferência. O ex-deputado também ficará detido em regime disciplinar diferenciado (RDD), que impõe regras mais rígidas, incluindo cela individual e monitoramento de correspondências e visitas.
A transferência foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na mesma ação que resultou na prisão do desembargador Macário Ramos Júdice Neto e se segue à prisão do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacelar. TH Joias foi preso em setembro sob acusação de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho, além de outras ações de favorecimento à organização criminosa. Ele foi expulso do MDB, partido ao qual pertencia na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
O pedido de transferência para o sistema penitenciário federal e inclusão no RDD atende a solicitações da Polícia Federal (PF) e da Procuradoria-Geral da República (PGR). A PF argumentou que outros investigados na mesma ação já foram transferidos, e a PGR classificou TH Joias como o “braço político da organização criminosa”, conectando o crime organizado às instituições do Estado. A investigação que culminou na prisão também apurou que Bacelar teria sido alertado antecipadamente sobre a operação que prenderia o ex-deputado.






