Governo do Estado mobiliza quase 3,3 mil servidores das forças de segurança para a Operação Verão Total

Ações integradas incluem patrulhamento, salvamentos, fiscalização e atividades educativas

As forças de segurança do Rio Grande do Sul estão trabalhando de forma coordenada para garantir uma temporada segura e tranquila para residentes e visitantes durante a Operação Verão Total 2025/2026. Ao todo, aproximadamente 3,3 mil profissionais da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) foram destacados para garantir o sucesso da operação, com apoio de mais de 500 viaturas e de helicópteros para patrulhamento aéreo. Esse efetivo se soma ao que já atua, habitualmente, nos litorais Norte e Sul. As regiões da Serra, da Costa Doce e da Fronteira também receberão reforços.

O CBM coordenará a atuação de 930 guarda-vidas, sendo 638 militares (incluindo bombeiros e policiais) e 282 civis temporários. Eles estão presentes em 264 guaritas distribuídas nos litorais Norte e Sul e nos balneários de água doce. Nas praias, o patrulhamento e orientação aos banhistas é reforçado por 18 quadriciclos e 18 motos aquáticas que garantem mais agilidade nos deslocamentos e eventuais salvamentos.

A BM enviará 1.028 agentes e 163 viaturas, e a PC destinará 1.210 policiais e 296 viaturas. As ações do DetranRS irão envolver 27 agentes de trânsito e sete viaturas, e as do Instituto-Geral de Perícias, 93 servidores e 11 viaturas.

Corpo de Bombeiros Militar

Durante a Operação Verão Total, o CBMRS desenvolverá uma série de atividades essenciais, para assegurar a segurança e o bem-estar dos frequentadores das praias e das áreas costeiras. Os bombeiros militares estarão presentes para supervisionar e orientar os banhistas nas praias, disponibilizando informações sobre condições do mar, indicando áreas seguras para banho e prestando outras orientações essenciais para a segurança aquática.

Com equipes altamente treinadas e equipamentos especializados, o CBMRS estará preparado para agir rapidamente em casos de afogamento, prestando os primeiros socorros para garantir a integridade dos envolvidos.

Para prevenir incidentes relacionados a incêndios nas áreas costeiras, os bombeiros farão fiscalizações regulares, assegurando o cumprimento das normas de segurança. A prevenção é fundamental para preservar o ambiente natural e proteger a população.

Além das atividades operacionais, os bombeiros militares divulgarão materiais informativos, como folders, cartilhas e leques, fornecendo instruções de cuidados importantes para os banhistas. Também serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças, auxiliando na prevenção e na resolução de casos de desaparecimento.

O CBMRS dedicará atenção especial ao público infantil por meio do projeto social Guarda-Vidas Mirim. Bombeiros militares participarão de palestras educativas, abordando temas de prevenção e cuidados específicos para a segurança das crianças na praia. Essa iniciativa visa garantir a segurança imediata e educar as gerações futuras sobre a importância da prevenção.

Brigada Militar

A presença da BM será intensificada, com patrulhamento ostensivo nas praias, nos calçadões e nas áreas de grande circulação, garantindo a presença visível das forças de segurança, para prevenir a ocorrência de delitos e proporcionar tranquilidade aos frequentadores. A BM estará pronta para responder rapidamente a situações de emergência, colaborando com outros órgãos de segurança e fornecendo apoio logístico para assegurar uma ação eficiente em casos críticos.

Com o objetivo de aproximar ainda mais a BM da comunidade, a corporação contará com duas bases móveis no Litoral Norte e uma no Litoral Sul. Nelas, o projeto Polícia de Proximidade no Litoral Gaúcho vai oferecer ações comunitárias e educativas, promovendo segurança, bem-estar, lazer e informação. 

Os veranistas poderão usufruir serviços e atividades como ações do Departamento de Saúde, atendimentos e orientações da Patrulha Maria da Penha, do Patrulheiro Ambiental Mirim, demonstrações do Canil da BM e apresentações da Banda de Música nos finais de semana. Os policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também vão desenvolver atividades de prevenção ao uso de drogas e promoção à qualidade de vida. 

Outra iniciativa que será realizada nos micro-ônibus é a Escolinha de Trânsito, promovida pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), que visa promover a conscientização sobre segurança no trânsito, assegurando que os veranistas desfrutem das vias de acesso com responsabilidade. A BM lembra que as bases móveis também funcionam como pontos de encontro e acolhimento para pessoas que venham a se perder de amigos e familiares, proporcionando assistência e orientação.

A BM também vai disponibilizar quatro bases móveis de Policiamento Comunitário, atuando como pontos de apoio tradicionais aos veranistas e reforçando o policiamento ostensivo nas áreas de maior circulação de pessoas e comércio nos municípios de Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí e Torres. Os policiais militares destacados para essas unidades itinerantes são capacitados conforme os princípios da Polícia Comunitária e estão aptos a realizar registros de ocorrência e consultas de indivíduos e veículos, prestar atendimento direto à população e estabelecer contato próximo com moradores, turistas e comerciantes. Essa atuação qualificada contribui para o reforço da segurança nas praias, aumenta a sensação de proteção e permite respostas mais rápidas e eficazes às demandas da comunidade.

Imagem de uma praia em dia ensolarado. Na faixa de areia, há dois veículos de salvamento: um quadriciclo preto e vermelho e um jet ski vermelho sobre um reboque, ambos identificados como equipamentos de resgate. Pessoas estão espalhadas pela praia; algumas caminham, outras estão sentadas em cadeiras sob guarda-sóis azul e azul-marinho. O mar aparece ao fundo, com ondas e banhistas na água. Um cachorro preto está deitado na areia à frente dos veículos.
Ações refletem compromisso do Estado em tornar Operação Verão Total 2025/2026 numa temporada segura e agradável para todos – Foto: Ascom SSP

Polícia Civil

A Polícia Civil desempenhará múltiplos papéis durante a Operação Verão Total, ampliando sua atuação para além das responsabilidades tradicionais de segurança pública. A corporação está comprometida em promover a saúde, a qualidade de vida e a educação dos veranistas. Também caberá à instituição coordenar ações educativas voltadas a diferentes faixas etárias.

A equipe multidisciplinar do projeto Papo de Responsa conduzirá circuitos de palestras, abordando temas relevantes, como segurança, cidadania e respeito. Essas intervenções visam criar um diálogo aberto e construtivo com os adolescentes, fortalecendo os laços entre a polícia e a sociedade.

Oficinas de educação para o trânsito serão realizadas com mini buggies da PC. Essa iniciativa visa conscientizar os participantes, especialmente os jovens, sobre a importância de comportamentos seguros e responsáveis no trânsito. Já a rústica infantil proporcionará uma experiência lúdica para as crianças, incentivando a prática esportiva e os hábitos saudáveis desde cedo.

IGP-RS

O IGP-RS estará ativamente envolvido no suporte às investigações de ocorrências, a partir de análises técnicas e científicas, para esclarecer as circunstâncias de eventos críticos. A equipe realizará análises detalhadas para auxiliar na elucidação de casos. O IGP-RS efetuará a coleta de evidências nos locais de incidentes, assegurando que todas as informações relevantes sejam preservadas de maneira adequada. Isso é fundamental para o processo investigativo e a tomada de decisões baseada em fatos.

A análise forense do IGP-RS terá um papel vital na obtenção de informações detalhadas com base em vestígios encontrados. Essa análise pode abranger diversos campos, incluindo balística, toxicologia e análise de DNA, contribuindo para a resolução de casos.

O reforço do atendimento em local de crime e a presença de um Posto Médico-Legal destacam o compromisso do IGP-RS com a segurança da comunidade durante a temporada de verão.

DetranRS

As ações do DetranRS têm como objetivo central potencializar a segurança no trânsito durante o período de maior fluxo de veículos e de pessoas nos municípios do litoral gaúcho. O foco é a preservação da vida, a prevenção de acidentes e a conscientização da população sobre comportamentos seguros.

O DetranRS vai integrar fiscalização, educação e comunicação social, atuando de forma articulada com os demais órgãos e forças de segurança. As atividades terão como prioridade a redução de sinistros e a promoção de um ambiente viário mais seguro. Serão intensificadas as ações de fiscalização voltadas ao combate à alcoolemia e demais infrações de trânsito, com a instalação de barreiras e operações em pontos estratégicos dos municípios litorâneos.

Também serão desenvolvidas atividades educativas direcionadas a condutores, ciclistas e pedestres, com a distribuição de material informativo e orientações sobre os riscos associados à combinação de álcool e direção, entre outros temas relevantes.

Além disso, a campanha educativa vai homenagear, de forma bem-humorada, os salva-vidas que atuam nos balneários gaúchos, trazendo como personagem principal o motorista que salva vidas na estrada. Ele não bebe antes de pegar o volante, respeita os limites de velocidade e não realiza ultrapassagens arriscadas. A intenção é mostrar que mesmo um cidadão comum pode também ser um “herói” do veraneio. As peças estarão no rádio, TV aberta, streaming, redes sociais, outdoors em estradas, praças de pedágio e em pontos de grande circulação no litoral.

Secretaria da Segurança Pública

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), estará presente em atividades estratégicas e em operações integradas, como a Desmanche, a Fios e Cabos, a Noite Segura e a Operação Integrada Litoral. O combate à violência contra a mulher, com o Programa de Monitoramento do Agressor, também estará ativo na região do Litoral pelo segundo veraneio consecutivo. Esse programa atua em ações de monitoramento e intervenção em situações envolvendo agressores e vítimas com Medida Protetiva de Urgência (MPU) com uso de monitoramento eletrônico. 

Todas essas ações refletem o comprometimento da SSP em tornar a Operação Verão Total 2025/2026 numa temporada segura e agradável para todos, promovendo conscientização, prevenção e resposta eficaz a situações de emergência.

Top Lanches

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo