IPVA 2026 começa a ser cobrado no RS com descontos que podem ultrapassar 25% para quem pagar em dezembro
Cerca de 1 milhão de veículos têm direito ao abatimento máximo; tributo pode ser parcelado em até seis vezes
O pagamento do IPVA 2026 no Rio Grande do Sul começou nesta terça-feira (16), oferecendo descontos expressivos para quem quitar o imposto de forma antecipada. Proprietários que efetuarem o pagamento ainda em dezembro podem garantir até 25,69% de redução no valor total, combinando os benefícios por antecipação, Bom Motorista e Bom Cidadão. A Secretaria da Fazenda do Estado estima arrecadação de R$ 6,2 bilhões, com quase 1 milhão de veículos elegíveis para o desconto máximo.
Além da vantagem para quem paga à vista, o tributo também pode ser parcelado em até seis vezes, com início obrigatório em janeiro. Os descontos progressivos seguem válidos: 3% em janeiro, 2% em fevereiro e 1% em março, todos cumulativos com os programas estaduais de incentivo à cidadania fiscal. Em 2026, 920 mil veículos devem se beneficiar do Bom Motorista, enquanto 908 mil serão contemplados pelo Bom Cidadão, totalizando mais de R$ 328 milhões em deduções para os contribuintes.
Os descontos para bons motoristas variam de 5% a 15%, conforme o tempo sem infrações, e os do Bom Cidadão chegam a 5% para quem solicitar 150 ou mais notas fiscais com CPF. O calendário de pagamento segue até 30 de abril, data limite para quem optar por quitar o imposto conforme o número final da placa. A adesão ao parcelamento sem juros exige que o contribuinte pague a primeira parcela até 30 de janeiro, garantindo assim uma forma mais flexível de manter o imposto em dia.






