IPVA mais barato em 2026 no RS: imposto cai para quase todos os veículos, com exceção das motos
Redução acompanha desvalorização dos usados e alivia bolso dos motoristas pelo terceiro ano seguido
A partir de 2026, os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul verão novamente um alívio no bolso com a redução do IPVA. A queda média será de 0,36%, refletindo o recuo nos preços dos automóveis usados, conforme a tabela Fipe, utilizada como base de cálculo pelo Estado. Essa será a terceira redução consecutiva do imposto, mesmo com a inflação acumulada superior a 4% na Grande Porto Alegre. As alíquotas permanecem inalteradas — 3% para carros, 2% para motos e 1% para caminhões e ônibus, mas como incidem sobre valores mais baixos, resultam em cobrança final menor para a maioria das categorias.
Automóveis, utilitários, caminhões e até motorhomes terão redução no valor pago, com destaques como caminhonetes (-1,83%) e motorhomes (-2,91%). O único grupo que registrará aumento será o de motos, com uma elevação média de 2,52%. A tendência de baixa no IPVA acompanha a valorização mais equilibrada do mercado automotivo, após os picos de preços provocados pela pandemia e pela crise global de suprimentos. A normalização da cadeia produtiva, a alta dos juros e o avanço dos veículos importados — especialmente os modelos chineses — contribuíram para frear os preços e, por consequência, o imposto.
Para quem participou do programa Nota Fiscal Gaúcha até outubro, o abatimento no IPVA de 2026 pode chegar a 5%, desde que tenha acumulado ao menos 150 notas fiscais com CPF. Já aqueles que seguem pedindo nota fiscal continuarão acumulando créditos para o imposto de 2027. As datas de pagamento, prazos de vencimento e descontos adicionais serão divulgados em breve pela Secretaria da Fazenda e pela Receita Estadual. Atualmente, a frota do RS é composta por cerca de 4,44 milhões de veículos.







