Pagamento do IPVA 2026 começa na próxima terça-feira com desconto máximo de até 25,69%

Mais de 900 mil veículos podem garantir abatimento máximo; pagamento antecipado vai até 30 de dezembro

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), anunciou nesta quarta-feira, 10 de dezembro, o início do pagamento do IPVA 2026. O calendário começa na terça-feira, 16 de dezembro, e oferece descontos progressivos para pagamento antecipado, além da possibilidade de parcelamento em até seis vezes.

Quem quitar o imposto até 30 de dezembro garante 3% de desconto por antecipação, além de evitar a variação da UPF/RS, estimada em 4,43%, o que representa economia de 7,43%. O valor pode ser ainda menor para quem acumula os benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, que chegam a 25,69% de desconto total.

Segundo a Sefaz, cerca de 900 mil veículos — cerca de 22% da frota tributável — poderão obter o desconto máximo, somando R$ 328 milhões em benefícios fiscais. A arrecadação bruta estimada é de R$ 6,2 bilhões, sendo metade destinada ao Estado e metade aos municípios.

O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves, destacou que o IPVA gaúcho é “o mais vantajoso do país”, permitindo ao contribuinte planejar o pagamento e iniciar o ano com tranquilidade financeira.

Além do desconto de dezembro, há reduções para pagamentos em janeiro (3%), fevereiro (2%) e março (1%), já com atualização da UPF. Quem optar por pagar até o vencimento, em 30 de abril, não terá desconto de antecipação, apenas os benefícios dos programas de bom comportamento fiscal e de trânsito.

O parcelamento em seis vezes permanece válido para quem iniciar o pagamento até 30 de janeiro de 2026, sem juros. O contribuinte pode gerar o QR Code para pagamento via Pix pelo site ipva.rs.gov.br ou no aplicativo IPVA RS, disponível para Android e iOS.

Para o IPVA 2026, as alíquotas seguem inalteradas:

  • 3% para automóveis e camionetas;
  • 2% para motocicletas;
  • 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de locação.

Mais informações e consultas sobre valores podem ser feitas no site da Receita Estadual.

Alfy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo