Veranópolis terá instabilidade e risco de temporais com chuva, vento e granizo nos próximos dias

A atmosfera ficará instável em Veranópolis devido ao calor intenso e ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão, especialmente durante a tarde desta segunda-feira, 8 de dezembro. O cenário favorece a formação de chuvas em forma de pancadas, acompanhadas de raios, descargas elétricas e possibilidade de granizo em boa parte da região. As tempestades devem ocorrer entre a tarde e a noite, conforme o sistema ganha força.

Na terça-feira, 9 de dezembro, o tempo seguirá instável por causa da formação de um ciclone extratropical, originado a partir do mesmo sistema de baixa pressão. São esperadas chuvas localmente intensas, com acumulados expressivos e incidência de raios. As rajadas de vento poderão variar entre 80 e 90 km/h, podendo ultrapassar esses valores em alguns pontos, e há risco de queda de granizo. A temperatura deve diminuir com a chegada da chuva e dos ventos, e a máxima não deve passar de 20 °C a 22 °C durante a tarde.

Já na quarta-feira, 10 de dezembro, o ciclone tropical estará sobre o mar, mas sua proximidade ainda poderá afetar a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra. O tempo seguirá com chuvas e ventos fortes, e as temperaturas serão mais amenas, variando entre 17 °C e 19 °C em média.

As autoridades recomendam atenção para possíveis transtornos causados por ventos fortes, queda de granizo e acumulados elevados de chuva, que podem gerar alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Bavaresco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo