Filho de diarista e ex-garçom toma posse como diplomata no Itamaraty

Douglas Rocha Almeida superou rotina exaustiva e concorrência de 8,8 mil candidatos para ingressar no Ministério das Relações Exteriores

O Itamaraty oficializou, na terça-feira, 20 de janeiro, a posse de Douglas Rocha Almeida como o mais novo diplomata brasileiro. Natural de Luziânia, Goiás, e criado no Parque Industrial Mingone, o jovem é filho de Dona Cida, ex-diarista, e trabalhava como garçom enquanto se dedicava aos estudos. A cerimônia ocorreu no Instituto Rio Branco, em Brasília, onde o chanceler Mauro Vieira empossou 50 novos diplomatas, celebrando a trajetória de Douglas como um símbolo da força da educação.

A conquista é fruto de anos de sacrifício, incluindo viagens diárias de 60 km entre sua cidade natal e o Plano Piloto para cursar o ensino médio. Durante a graduação, que cursou com bolsa integral, Douglas mantinha uma rotina rigorosa, revisando conteúdos do concurso — considerado o mais desafiador do país — nos momentos livres do trabalho como garçom. Ele enfrentou uma concorrência de mais de 8,8 mil candidatos para realizar o sonho de transformar a realidade de sua família e representar o Brasil no exterior.

Emocionado, o novo diplomata descreveu a posse como a coroação de uma jornada exaustiva e o início de uma nova história no Ministério das Relações Exteriores. Sua mãe, que sempre incentivou os estudos apesar das dúvidas externas sobre as chances de aprovação do filho, acompanhou a solenidade comovida. Agora empossado, Douglas passa a integrar o corpo diplomático brasileiro, reforçando a importância de políticas de incentivo e dedicação para a ascensão social através do serviço público.

Com informações Só Notícia Boa.

Ibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo