O que diz nova pesquisa para presidente da República? Veja os números

A pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de janeiro pelo instituto Paraná Pesquisas revelou que Luiz Inácio Lula da Silva mantém a dianteira nas intenções de voto para o primeiro turno da eleição presidencial, com ampla vantagem sobre possíveis adversários. No cenário com Flávio Bolsonaro como principal nome da direita, Lula aparece com 39,8%, contra 33,1% do senador. Já quando o adversário seria Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, o petista teria 40,7%, enquanto Tarcísio alcançaria 27,5%. Outras candidaturas mencionadas, como as de Ratinho Junior, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, aparecem atrás, tecnicamente empatadas dentro da margem de erro.

Apesar da vantagem inicial, os dados indicam que o presidente teria dificuldades no segundo turno. Nos cenários testados, Lula empata tecnicamente com Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, com vantagem mínima de 1,4 e 2,6 pontos percentuais, respectivamente. Com Ratinho Jr., a diferença a favor do presidente seria um pouco maior, mas ainda assim apertada. Os resultados mostram um quadro de polarização acentuada e apontam para uma eleição indefinida caso haja segundo turno, mesmo com a vantagem petista no primeiro.

A movimentação interna entre os possíveis adversários segue intensa. A possibilidade de Flávio abrir mão da candidatura em favor de Tarcísio tem perdido força, especialmente após declarações públicas do governador paulista reafirmando seu apoio à candidatura do senador e descartando disputar a Presidência. A pesquisa foi feita com 2.080 eleitores em 160 municípios e está registrada no TSE sob o número BR-08254/2026.

Zechin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo