PF deflagra Operação Arrieros para investigar descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa no RS

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, a Operação Arrieros, com o objetivo de combater os crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ação contou com o apoio da Brigada Militar e foi coordenada pela Superintendência da PF em Santa Cruz do Sul (RS).
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), além do bloqueio de contas bancárias de 21 investigados, totalizando até R$ 9 milhões, e o sequestro de oito veículos. As medidas foram executadas nos municípios de Venâncio Aires (RS), Jaguarão (RS), Colombo (PR) e São Paulo (SP).
As investigações começaram em 2023, a partir do compartilhamento de provas das operações Porto Seco e Vitrine On-Line. Segundo a PF, foi identificada uma organização criminosa especializada no descaminho de bebidas pela fronteira com o Uruguai, utilizando uma rede estruturada de fornecedores, intermediários e operadores financeiros em cidades fronteiriças.
Além disso, foram descobertos adquirentes e distribuidores de bebidas ilícitas atuando nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.
A operação desta quinta-feira tem como finalidade aprofundar as investigações e coletar novos elementos de prova para reforçar o combate ao crime organizado na região sul do país.







