Milhares de fiéis participam da 126ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha

Milhares de fiéis participaram, na segunda-feira, 2 de fevereiro, da 126ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, realizada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, em um gesto coletivo de gratidão pela colheita e pelo trabalho no campo.

O evento, considerado uma das mais antigas e tradicionais manifestações religiosas da Serra Gaúcha, teve como destaque a bênção das máquinas agrícolas, reunindo 264 tratores e equipamentos no pátio do Santuário — recorde de participação nesta edição. Agricultores de toda a região renovaram o voto iniciado há 126 anos, quando pediram chuva após um período de estiagem, mantendo viva a tradição de agradecimento pelos frutos da terra.

Mesmo realizado em dia útil e em pleno período de safra da uva, a romaria superou as expectativas da organização. O reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, destacou a expressiva mobilização das famílias rurais, que interromperam as atividades no campo para participar da celebração.

A edição deste ano teve como lema “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), em diálogo com a Campanha da Fraternidade 2026, que abordará o tema “Fraternidade e Moradia”, com lançamento previsto para o dia 18 de fevereiro.

A Missa solene da Apresentação do Senhor foi presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada pelo bispo emérito Dom Alessandro Ruffinoni, pelo reitor do Santuário e por diversos sacerdotes. Em sua homilia, Dom José ressaltou que a Romaria representa um voto coletivo de gratidão, transmitido por gerações de agricultores da Serra Gaúcha.

Ao final da celebração, os fiéis seguiram em procissão pela avenida Dom José Barea, com o carro-andor de Nossa Senhora de Caravaggio à frente. No retorno ao Santuário, os sacerdotes realizaram a aspersão de água benta sobre as máquinas agrícolas. No interior da igreja, também foi concedida aos fiéis a bênção da garganta, por intercessão de São Brás.

A programação teve início no dia 24 de janeiro e incluiu novenas preparatórias, procissão luminosa, recitação do terço, missa festiva, procissão de máquinas e almoço de confraternização, reunindo milhares de devotos ao longo dos dias de celebração.

Fonte: Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS

Verauto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo