Nova identidade já pode ser solicitada online no RS; veja quem deve emitir primeiro
Documento com CPF como número único será obrigatório até 2032 e já terá exigências antes disso

Os moradores do Rio Grande do Sul já podem encaminhar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pela internet. O serviço foi liberado pelo governo estadual por meio do programa Identidade Fácil, que permite iniciar o processo online, utilizando login Gov.br. A nova versão do documento unifica o CPF como número único de identificação e será obrigatória para todos os brasileiros até 2032.
Apesar do prazo amplo, em algumas situações a nova carteira já será exigida antes disso. A partir de 2028, por exemplo, novos pedidos junto ao INSS deverão ser feitos com o modelo atualizado. Após o envio digital da documentação, o cidadão ainda precisa comparecer presencialmente para a coleta de biometria, digitais e fotografia, com agendamento nos postos do Tudo Fácil ou no Instituto Geral de Perícias (IGP).
Podem utilizar o sistema online aqueles que já possuem identidade emitida no Estado. Já estrangeiros, pessoas com impedimento judicial ou sem filiação registrada na certidão precisam fazer o pedido presencialmente pelo Portal de Serviços Digitais. Entre os documentos exigidos estão certidão de nascimento ou casamento com número de matrícula, eventuais averbações, boletim de ocorrência em caso de roubo e laudos médicos, caso o solicitante deseje incluir informações de saúde. Após análise e validação biométrica, o novo documento será emitido oficialmente.




