Segunda fase da Operação Espora de Aço apreende 48 galos de rinha em Porto Xavier

Ação conjunta entre Polícia Civil e PATRAM localizou aves e medicamentos veterinários no centro da cidade

A Polícia Civil de Porto Xavier deflagrou, na manhã de terça-feira, 03 de fevereiro, a segunda fase da Operação Espora de Aço para combater maus-tratos e rinhas de animais. Durante vistoria em um imóvel na Rua Quinze de Maio, no Centro, os agentes apreenderam 48 aves da raça Mura, sendo 42 galos adultos e seis frangos. A ofensiva contou com o apoio da Operação Fronteira e da Patrulha Ambiental (PATRAM) de São Luiz Gonzaga em um endereço já monitorado por investigações anteriores.

No local, além dos animais, foram apreendidos diversos insumos e medicamentos veterinários, como estimulantes e antibióticos, além de cinco seringas. Embora o proprietário tenha negado a prática de rinha em depoimento, alegando criação para consumo e fins ornamentais, a polícia destacou que uma arena para combates já havia sido localizada no endereço em diligência recente. O responsável foi nomeado fiel depositário das aves enquanto a investigação prossegue para apurar o crime de maus-tratos a animais.

A Polícia Civil agora trabalha em conjunto com ONGs parceiras para definir a destinação adequada das aves, priorizando o bem-estar e as condições de acolhimento. O caso segue sob análise da Delegacia de Porto Xavier e os envolvidos podem responder com base na Lei de Crimes Ambientais. A operação reafirma o compromisso das forças de segurança no combate a estruturas clandestinas de entretenimento que utilizam a exploração animal na região da fronteira.

Frasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo