PRF autua caminhoneiro que dirigia por 20 horas sem parar na BR-290, em Alegrete

Nesta quarta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão boiadeiro na BR-290, em Alegrete, após o motorista atropelar diversos cones de sinalização posicionados para controle de fluxo durante uma operação de fiscalização de trânsito. A atitude do condutor elevou o risco de acidentes graves e atropelamentos.
Durante a verificação do disco do tacógrafo, os agentes constataram que o motorista, um homem de 23 anos, natural de Uruguaiana, estava dirigindo há quase 20 horas sem parar, desrespeitando o período de descanso obrigatório. Ele foi autuado por infração média, recebendo 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 130,16.
Após a autuação, o condutor foi obrigado a cumprir 11 horas de descanso em um posto de combustível próximo antes de retomar a viagem.
A legislação de trânsito estabelece que motoristas profissionais devem interromper a direção por 30 minutos a cada 5 horas e 30 minutos e garantir 11 horas ininterruptas de repouso nas últimas 24 horas.