Secretários de Educação da AMESNE debatem inclusão e desafios da Educação Infantil em primeira reunião de 2025

Encontro destaca a importância do Censo Escolar e promove intercâmbio entre municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul

Na quarta-feira, 21 de maio, ocorreu no Centro Municipal de Atendimento Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), a primeira reunião de 2025 entre os Secretários de Educação dos 23 municípios que integram a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE). O encontro teve como foco temas como inclusão, Educação Infantil e o correto preenchimento do Censo Escolar – ferramenta fundamental para a formulação de políticas públicas voltadas à Educação Básica no Brasil.

Elenara Michelon Borghetti dos Reis, Secretária de Educação de São Marcos, destacou a relevância dos encontros. “É o momento de troca de informações entre municípios pequenos, de médio e grande porte, como Caxias do Sul, nos oportunizando a vivenciar essas realidades diferentes. Os problemas são os mesmos, mas o tamanho diferencia muito. Quanto menor o município, mais precisa de apoio”, afirmou.

Já para Andreza Peruzzo, Secretária de Educação de Bento Gonçalves, o encontro presencial “possibilitou alinharmos ações e o debate dos desafios contemporâneos da educação. Bento Gonçalves é referência para que outros municípios conheçam o trabalho empreendido, como nesta quinta-feira, recebemos uma comitiva de Guaíba para partilhar experiências”, ressaltou.

A reunião reforça o papel colaborativo da AMESNE na construção de uma educação mais equitativa e eficiente para os municípios da região.

Informações e foto Prefeitura de Bento Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo