Alerta por Cell Broadcast é utilizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul durante tempestade severa

Ferramenta inédita foi ativada no domingo à noite em Encruzilhada do Sul diante da formação de supercélula, tipo de tempestade com alto potencial destrutivo

Na noite de domingo, 5 de outubro, foi emitido, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, um alerta emergencial utilizando a ferramenta Cell Broadcast. A tecnologia foi acionada para a região de Encruzilhada do Sul diante da aproximação de uma supercélula, uma das formas mais perigosas de tempestade severa.

A ferramenta, desenvolvida em parceria entre o Ministério das Comunicações, Anatel e as operadoras de telefonia, permite o envio gratuito de mensagens de alerta diretamente aos celulares, utilizando a rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. Ao ser disparado, o alerta interrompe qualquer atividade no aparelho, mesmo que esteja no modo silencioso, exibindo uma mensagem de texto acompanhada de sinal sonoro e vibratório com orientações à população.

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil informou que a tempestade que motivou o alerta foi uma supercélula, fenômeno caracterizado por uma intensa rotação interna (mesociclone) e que pode durar horas, percorrer longas distâncias e gerar chuvas intensas, granizo grande, ventos acima de 100 km/h, descargas elétricas, tornados e microexplosões.

A ativação do Cell Broadcast ocorreu como medida de proteção diante da previsão de tempestades severas com granizo e rajadas de vento, que atingiram o estado durante o fim de semana. A tecnologia agora integra o sistema de alertas da Defesa Civil, junto com SMS via 40199 e publicações em redes sociais.

Nairana Jung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo