Operação Magnitude resulta em 23 prisões em São Pedro do Sul e outras cidades do Rio Grande do Sul

Ação da Polícia Civil desarticula organizações criminosas ligadas a homicídios, tráfico de drogas e extorsões em diferentes municípios gaúchos

A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira, 17 de outubro, a Operação Magnitude, em repressão aos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e extorsão. Até o momento, 23 pessoas foram presas, sendo quatro em flagrante e as demais de forma preventiva. Ao todo, 60 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

As ações ocorreram em São Pedro do Sul, Santa Maria, Agudo, Caçapava do Sul e Mata, além de estabelecimentos prisionais. Durante as buscas, a polícia apreendeu 1,1 kg de maconha e três comprimidos de droga sintética em Santa Maria, além de 50 gramas de cocaína e 11 gramas de maconha em Caçapava do Sul.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Polícia de São Pedro do Sul, teve início após um homicídio registrado na noite de 15 de março, na Rua Tiradentes, Bairro Riveira. Na ocasião, um homem de 34 anos, que cumpria pena em regime aberto por tráfico de drogas, foi retirado de casa por quatro homens vestidos como policiais civis e executado com 17 disparos de arma de fogo.

Segundo a polícia, o crime foi cometido por integrantes de uma organização criminosa de Porto Alegre, que tentavam cooptar o gerente do tráfico de São Pedro do Sul, vinculado a um grupo do Vale dos Sinos. Diante da negativa, o subordinado do gerente foi morto. Durante as investigações, descobriu-se que os criminosos planejavam outro homicídio, mas invadiram a residência errada, roubando apenas a carteira do morador.

Com o avanço das investigações, foram identificados diversos membros de dois grupos criminosos atuantes no tráfico de drogas. Um deles operava no Beco da Tela, bairro João Goulart, em Santa Maria, e em São Pedro do Sul, sendo alvos também da Operação Quarta Colônia Livre, deflagrada em agosto de 2025. O outro grupo atuava em Santa Maria, São Pedro do Sul e Caçapava do Sul.

A operação contou com o apoio da 3ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, da DPHPP, da Draco de Santa Maria e da DP de Agudo, além de 200 policiais civis mobilizados das regiões de Santa Maria, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta e Cachoeira do Sul, com o apoio da Brigada Militar de São Pedro do Sul.

As ações foram coordenadas pelo delegado regional de Santa Maria, Sandro Luís Meinerz, e pelo delegado Giovani Lovato, titular da DP de São Pedro do Sul, com suporte das regionais de Ijuí, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Bagé, Santa Cruz do Sul, Santiago, Santo Ângelo e Cruz Alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo