Veranópolis ganha destaque na abertura do Inovamundi, uma das maiores feiras científicas do Rio Grande do Sul

Veranópolis se destaca na abertura do Inovamundi com projetos voltados à sustentabilidade e prevenção de desastres ambientais
Entre os dias 5 e 14 de novembro, a Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, sedia o Inovamundi, uma das principais feiras científicas do Rio Grande do Sul, que promove a inovação, a pesquisa e o intercâmbio de conhecimento entre universidades e comunidades.
Logo na abertura do evento, Veranópolis ganhou destaque com a apresentação de trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Feevale, que evidenciaram o papel do município em projetos de sustentabilidade e prevenção de desastres.
Os estudos integram um projeto colaborativo entre diversas instituições — como a Universidade Feevale, UDESC, UFAL, ATITUS Educação, Atuaserra, Projeto Gralha-Azul e Trevisan Soluções — com ações desenvolvidas em Veranópolis, especialmente nas áreas da RPPN Serra Parque Jaboticaba e do Sítio Árvore Mãe.
O projeto, financiado pela FAPERGS e vinculado ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Desastres Climáticos do Governo do RS, tem como objetivo o mapeamento e a restauração de áreas ambientais afetadas por movimentos de massa, além de promover educação ambiental e monitoramento ecológico.
Outro avanço significativo é a parceria em formalização entre a Prefeitura de Veranópolis e a Feevale para a execução do projeto “Formação de Agente Mirim de Defesa Civil”, que busca formar crianças e adolescentes como multiplicadores da cultura de prevenção e cidadania, fortalecendo o compromisso do município com a educação ambiental e a resiliência comunitária.







