Discussão acalorada entre Dias Toffoli e André Mendonça marca sessão do STF

Ministros se desentenderam em julgamento sobre responsabilidade de procurador; Toffoli acusou Mendonça de deturpar voto.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e André Mendonça protagonizaram uma discussão acalorada durante a sessão da Segunda Turma, realizada nesta terça-feira, 11 de novembro. O desentendimento ocorreu no julgamento de um caso que definirá se um procurador da República processado por um juiz deve responder como pessoa física ou como agente do Estado.
Durante o debate, Toffoli acusou André Mendonça de deturpar seu voto, alegando que o colega citou conclusões que ele não havia feito. “Vossa Excelência está deturpando meu voto, com a devida vênia. Vossa Excelência está colocando palavras em meu voto que não existiram”, afirmou Toffoli. Mendonça, por sua vez, negou a acusação e leu o voto de Toffoli, sugerindo que o colega estava “um pouco exaltado”, ao que Toffoli rebateu: “Fico exaltado com covardia”.
Após o atrito, o julgamento foi suspenso a pedido do ministro Nunes Marques para análise do processo. A sessão da Segunda Turma também foi marcada pela estreia do ministro Luiz Fux no colegiado. Fux havia solicitado, no mês anterior, sua saída da Primeira Turma.






