Polícia Civil deflagra Operação Resposta contra tráfico, homicídios e lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul

Na manhã de quarta-feira, 12 de novembro de 2025, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (4ª DIN/Denarc), deflagrou a Operação Resposta, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação na Região Noroeste, Região Metropolitana e interior do Estado. O grupo é investigado por tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.

As ações resultaram no cumprimento de 35 mandados de prisão preventiva e 35 de busca e apreensão em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Lajeado do Bugre, Rosário do Sul, Canoas, Charqueadas e Porto Alegre, além de áreas rurais usadas como depósitos e pontos de circulação de entorpecentes. Ao todo, 185 policiais civis participaram das diligências, que prenderam 26 pessoas e apreenderam três armas de fogo.

A operação é um desdobramento da Operação Leviatã, de 2024, quando foram apreendidas 1,8 tonelada de maconha. As novas investigações revelaram que o grupo movimentou, em apenas dois meses, mais de 8 toneladas de maconha, 200 kg de cocaína e 400 kg de crack, com lucro estimado em R$ 25 milhões.

De acordo com a delegada Ana Flávia Leite, titular da 4ª DIN/Denarc, a investigação identificou três núcleos de atuação: logístico, responsável por armazenar e distribuir drogas; financeiro, voltado à movimentação e ocultação de valores ilícitos; e prisional, de onde partiam ordens e deliberações estratégicas. Há indícios de ligação direta com um preso em unidade federal e de envolvimento do grupo em homicídios e atentados contra autoridades.

O diretor do Denarc, delegado Carlos Wendt, destacou que a ação faz parte de uma estratégia de enfrentamento qualificado ao crime organizado, com foco em enfraquecer a base econômica e logística das facções. Já o delegado Alencar Carraro, diretor de Investigações do Denarc, ressaltou que o caso evidencia o nível de estrutura e articulação do narcotráfico no Estado.

A Operação Resposta integra a Operação NÁRKE, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp/MJSP, que busca unir forças de segurança pública no combate ao tráfico de drogas em todo o país.

Verauto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo