Calor extremo de 40ºC atinge RS com chegada de massa de ar quente, prevê Metsul

O Rio Grande do Sul se prepara para o primeiro episódio de calor extremo do verão com temperaturas que podem atingir 40ºC, conforme projeção da MetSul Meteorologia. Uma massa de ar muito quente invadirá o estado a partir da segunda metade desta semana, provocando uma elevação acentuada das máximas em Porto Alegre e no interior. Embora o verão astronômico inicie em 21 de dezembro, o verão meteorológico já começou em 1 de dezembro, marcando o período mais quente do ano.

A escalada das temperaturas começa na quinta-feira, 4 de dezembro, com máximas entre 32ºC e 35ºC na maioria das regiões. Na sexta-feira, 5 de dezembro, o calor aumenta ainda mais, podendo atingir entre 35ºC e 38ºC em localidades dos vales, Centro e Noroeste. O sábado, 6 de dezembro, deve marcar o pico de intensidade, com máximas entre 35ºC e 38ºC em quase todo o estado e a possibilidade de 38ºC a 40ºC no Noroeste, Oeste, Centro, Campanha, Vales e Grande Porto Alegre, com chances de a temperatura ultrapassar 40ºC em alguns municípios.

A tendência de calor excessivo é favorecida pelo fenômeno La Niña, que costuma alterar a circulação atmosférica, resultando em menor frequência de chuvas e temperaturas mais altas no Sul do Brasil, aumentando o risco de ondas de calor. O calor deve prosseguir, com marcas de 35ºC a 40ºC no Centro, Oeste e Noroeste, mesmo que ceda em intensidade no Sul e Leste do estado no domingo, 7 de dezembro.

Alfa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo