Ciclone intenso trará vento acima de 100 km/h, alerta Metsul

Fenômeno com pressão baixíssima próximo à costa gaúcha gera alerta de falta de luz em grande escala e danos no Brasil.
A MetSul Meteorologia emitiu um alerta final sobre um potente ciclone que atuará muito perto da costa gaúcha nesta quarta-feira, 9 de dezembro, com pressão atmosférica excepcionalmente baixa (podendo chegar a 979 hPa). A previsão indica muito vento, com risco de danos e alta probabilidade de falta de energia elétrica, afetando centenas de milhares de clientes no Sul do Brasil e em São Paulo. As áreas de maior risco de vento intenso, perto e acima de 100 km/h, incluem a Lagoa dos Patos e seu entorno, o Litoral Médio e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre e no Sul da Região Metropolitana, as rajadas podem atingir de 80 km/h a 100 km/h, especialmente perto do Guaíba. O pico do vento é esperado entre 9h e 15h da quarta-feira. O ciclone afetará também outros estados: em Santa Catarina, rajadas perto e acima de 100 km/h são esperadas no Planalto Sul e morros da Grande Florianópolis (até 150 km/h em Bom Jardim da Serra).
O Centro-Leste do Paraná e o Leste de São Paulo também terão rajadas fortes de 60 km/h a 90 km/h, podendo atingir 70 km/h a 80 km/h em capitais como Curitiba e São Paulo. O Sul de Minas Gerais também deve ser impactado. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte trabalha para identificar o autor da tentativa de incêndio.






