Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Ex-diretor da Abin e deputado federal foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista e fugiu para Miami.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decidiu nesta segunda-feira (15) solicitar a extradição do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) dos Estados Unidos. O pedido será formalizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro, foi condenado a 16 anos de prisão na ação penal da trama golpista, mas recorre em liberdade. Em setembro, ele fugiu do Brasil para evitar o cumprimento da pena e atualmente reside em Miami.

Moraes determinou que a secretaria judiciária do STF envie ao Ministério da Justiça a documentação necessária para a extradição, incluindo a tradução para o inglês. Durante a investigação, Ramagem estava proibido de sair do país e teve seus passaportes retidos.

Em razão da condenação, o STF também determinou que a Câmara dos Deputados declare a perda do mandato de Ramagem, uma decisão que ainda não foi cumprida. A expectativa é que a Casa delibere sobre a cassação nesta que é a última semana antes do recesso parlamentar de fim de ano.

Nairana Jung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo