Polícia Civil prende cinco pessoas na fase final da Operação Oculta Parte em Passo Fundo

Ação desarticulou organização criminosa especializada em estelionatos e falsificação de documentos

A Polícia Civil prendeu cinco pessoas na manhã de terça-feira, 16 de dezembro, durante a fase final da Operação Oculta Parte, deflagrada pela 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo. A ação é resultado de uma investigação robusta que apura a atuação de uma organização criminosa altamente estruturada, especializada em crimes de estelionato, falsificação de documentos e organização criminosa.

Durante a operação, foram apreendidas uma arma de fogo e cerca de 150 munições de diversos calibres. Ao todo, 13 pessoas são investigadas. Conforme a Polícia Civil, o grupo criminoso adquiria máquinas e implementos agrícolas, caminhões e outros veículos por meio de financiamentos bancários, utilizando documentos falsos em nome de “laranjas” e, posteriormente, não quitava as parcelas, desaparecendo com os bens.

A primeira fase da investigação ocorreu em 2024, nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso, quando foram recuperadas todas as máquinas relacionadas à fraude inicial, além de outros veículos obtidos de forma ilícita, avaliados em aproximadamente R$ 30 milhões. A partir das apreensões, a Polícia Civil identificou que se tratava de um esquema recorrente, liderado por dois indivíduos, presos nesta fase final juntamente com outros três comparsas.

A operação contou com o apoio da DHPP de Passo Fundo, Draco de Erechim, Delegacia de Tapejara, 6ª DP de Porto Alegre e de policiais civis de Vacaria, garantindo o cumprimento simultâneo das ordens judiciais e o avanço das investigações.

Top Lanches

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo