Onda de calor avança pelo Brasil e deve atingir 41 °C em várias regiões nesta semana, alerta Metsul
Massa de ar quente cobre o país de norte a sul, com destaque para o Rio de Janeiro e Sul do Brasil nos próximos dias

O Brasil enfrenta uma semana de calor extremo, com temperaturas próximas ou acima dos 40 °C em diversas regiões, segundo alerta da MetSul Meteorologia. Uma massa de ar quente cobre quase todo o território nacional, afetando especialmente os estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. No domingo (11), 16 estados registraram máximas acima de 35 °C, com destaque para o Rio de Janeiro, onde os termômetros chegaram a 40 °C na zona oeste da capital, acionando o nível 3 de alerta por calor.
No Centro-Oeste, o calor é mais intenso em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com destaque para a região de Corumbá e Cuiabá. Já em São Paulo, a temperatura tende a ceder ao longo da semana devido à umidade e à nebulosidade, embora cidades do interior ainda possam atingir até 35 °C nos primeiros dias. A capital paulista deve registrar máximas mais amenas, com pancadas de chuva frequentes que limitam o aquecimento.
O Sul do Brasil, que vinha escapando das temperaturas mais altas, deve começar a sentir o avanço do calor a partir desta terça-feira (13). A quinta-feira (14) será o dia mais crítico, com máximas entre 35 °C e 38 °C nos Vales e Grande Porto Alegre. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, o calor se intensifica na sexta-feira (15), enquanto no Rio Grande do Sul, a tendência é de alívio temporário com aumento de nebulosidade e chance de chuva. A MetSul segue monitorando e alerta para riscos à saúde e aumento da demanda energética durante esse período de calor extremo.






