Massa de ar seco garante tempo firme e calor na Serra Gaúcha nos próximos dias
Instabilidade deve retornar apenas no final da tarde de sexta-feira com a chegada de frente fria
O Rio Grande do Sul terá o predomínio de uma massa de ar seco sobre a maior parte do território nesta metade de semana, assegurando tempo firme na Serra e nos Campos de Cima da Serra. Segundo a previsão meteorológica apresentada por Katia Valente, a quarta-feira, 14 de janeiro, será marcada pelo sol, com possibilidade mínima de chuvas rápidas e extremamente isoladas devido à umidade vinda do mar. As temperaturas apresentam elevação rápida, com máximas oscilando entre 28°C e 29°C.
Para a quinta-feira, o cenário de calor típico de verão se intensifica. O sol aparece com variação de nebulosidade, mas as marcas nos termômetros sobem ainda mais, podendo atingir entre 30°C e 31°C. A condição de estabilidade favorece atividades ao ar livre e o setor agrícola da região, mantendo os índices de umidade baixos durante as horas de maior aquecimento.
A mudança no tempo está prevista para ocorrer na sexta-feira. A aproximação de uma frente fria, combinada com ventos do quadrante norte que transportam ar úmido e aquecido, deve gerar áreas de instabilidade a partir do final da tarde. Este sistema frontal deve romper o bloqueio da massa de ar seco, mantendo o tempo instável e com previsão de chuva ao longo de todo o sábado e domingo em diversas regiões do estado.





