Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

A hemorragia intracraniana detectada no presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comprometeu qualquer função cerebral. A expectativa da equipe médica – liderada por Roberto Kalil – é de que Lula retome as atividades na semana que vem. Por precaução, ele ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por 48 horas.

Ainda segundo os médicos, o procedimento pelo qual o presidente passou inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde sairá o sangue acumulado no local.

O médico Roberto Kalil disse, ainda, que os orifícios feitos no crânio são pequenos, seguindo um procedimento padrão que terá cicatrização espontânea, sem necessidade de intervenção futura. O presidente Lula encontra-se lúcido e acordado, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva.

O termo técnico para esse procedimento é trepanação. Kalil informou que o paciente reagiu bem ao procedimento e está se alimentando e se comunicando bem.

Sem sequela

“O presidente não terá sequela e não há risco de complicações porque o hematoma estava localizado entre o osso cranial e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. Esse procedimento é para evitar que o hematoma comprima o cérebro. O hematoma, que fica entre duas folhas da meninge, foi totalmente drenado. O mais importante é que ele não teve trauma no cérebro”, disse Kalil durante entrevista coletiva no Hospital Sírio-Libanês.

Segundo a equipe médica, o presidente da República apresentou, durante a última madrugada, um mal-estar similar a um quadro gripal, seguido de dor de cabeça. Ele foi enviado à unidade do Sírio Libanês, em Brasília.

“Como teve a queda, fizemos de imediato todos os exames [tomografia e ressonância magnética]”, disse Kalil.

Leia também:  PRF apresenta balanço preliminar da Operação Rodovida Ano Novo no RS

Lula foi então encaminhado para a unidade do mesmo hospital em São Paulo, onde encontra-se internado.

59 Comentários

    1. Luis Henrique Andrighe a morte é consequência da vida um dia todos vamos morrer só estamos torcendo pra que seja a hora dele não tem mal nenhum nisso.

  1. Não desejo mal algum a quem quer que seja, más ele teria que ir numa UPA, enfrentar uma fila no SUS, e aguardar atendimento, assim como fazem milhões e milhões de brasileiros, más a tua hora vai chegar também. Ou seria mais uma das farsas deste picanheiro mentiroso, para criar uma cortina de fumaça, em disfarce do seu maldito e fracassado desgoverno, afundando a cada dia o nosso querido e amado Brasil? Este é capaz de tudo, ou seria o efeito Trump e Musk chegando junto?

  2. Quem está achando o SUS ruim que vá para os EUA lá tem camaro zero a vinte mil reais kkk…e vá gritando Ustra vivi Ustra vivi 😵‍💫 😵 😆

  3. Tem pessoas desejam mal pra outros não inporta quem é so que oque vc deseja pros outros cai sopre tua familha tudo que vai volta emtom cuidado com abrir a boca e falar bobagem de pois não adianta ir a igreja rezar cuando vc ta na pior

    1. Liria Tieppo verdade Deus ensinou-nos diferente amai-vos uns aos outros como eu vos amei olha quanta desgraça está acontecendo pelas pessoas que só tem ódio no coração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo