76 novos radares começam a operar na BR-101 e BR-116 em Santa Catarina

Setenta e seis novos radares de velocidade estão operando em trechos da BR-101, do Contorno Viário da Grande Florianópolis e da BR-116, em Santa Catarina. A instalação dos equipamentos tem como objetivo aumentar a segurança viária e auxiliar na fiscalização de infrações por excesso de velocidade. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todos os dispositivos foram homologados pelo Inmetro e contam com a devida sinalização de alerta.
Entre os principais pontos com novos radares estão Joinville, Porto Belo, Araquari, Biguaçu, Palhoça e Balneário Camboriú. Em Joinville, por exemplo, os equipamentos estão no km 40,9 (sentido Sul) e km 41,2 (sentido Norte), ambos próximos ao acesso ao Hospital São José. Já em Palhoça, os radares monitoram o km 235 nos dois sentidos, no trecho conhecido como Morro dos Cavalos, e também o km 219,1, próximo à BR-282.
Além disso, os novos pontos de fiscalização abrangem áreas próximas a pedágios, acessos a centros urbanos e cruzamentos importantes, como o da BR-280 em Araquari. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para reduzir o número de acidentes nas rodovias federais que cortam o estado, promovendo um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres.