Marcos do Val desafia STF e viaja aos Estados Unidos com passaporte diplomático

O senador utilizou documento que deveria ter sido apreendido e teve renovação de visto validada pela embaixada americana

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) contrariou decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e viajou para os Estados Unidos mesmo tendo seus passaportes bloqueados pela Corte. A viagem foi confirmada por sua assessoria na quinta-feira, 24 de julho, e realizada com o uso de passaporte diplomático, que, segundo o parlamentar, permanece válido até 31 de julho de 2027.

Apesar da ordem de apreensão emitida pelo ministro Alexandre de Moraes em agosto do ano passado, o documento não foi localizado durante buscas da Polícia Federal (PF). A nota divulgada por Do Val afirma ainda que, em 22 de julho de 2025, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília renovou o visto oficial (B1/B2) do senador, com validade até 16 de julho de 2035.

A Primeira Turma do STF, formada por cinco ministros — Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia —, confirmou por unanimidade a decisão de apreender o passaporte e bloquear o documento.

Marcos do Val é investigado por supostamente ter promovido uma campanha de intimidação contra investigadores da PF. Na mesma decisão que determinou o bloqueio dos passaportes, o STF ordenou o bloqueio de suas redes sociais e proibiu o senador de se manifestar por meio dessas plataformas.

Ainda neste mês, o parlamentar havia protocolado um pedido para viajar de férias aos EUA com a família, mas teve a solicitação negada por Moraes. Não se sabe como o senador conseguiu deixar o país, mesmo com a ordem judicial ainda vigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo