Granizo e ventos de até 100 km/h devem atingir o Rio Grande do Sul nesta semana
Instabilidade provocada por sistema de baixa pressão deve trazer chuva intensa, ventania e queda de granizo em várias regiões do estado a partir desta segunda

O aprofundamento de um sistema de baixa pressão deve provocar instabilidade na Região Sul do Brasil nesta semana, com maior impacto no Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos no litoral gaúcho podem chegar a 100 quilômetros por hora.
O tempo começa a mudar já nesta segunda-feira, 18 de agosto, com previsão de chuvas entre 5 e 40 milímetros nas regiões Oeste, Campanha, Missões e Centro.
Na terça-feira, 19 de agosto, estão previstos temporais isolados, com possibilidade de queda de granizo, chuvas intensas, descargas elétricas e rajadas de vento em diversas áreas: Oeste, Campanha, Sul, Missões, Noroeste, Norte, Centro, além de partes da Costa Doce e do Litoral Sul. Em algumas localidades, o volume de chuva pode superar os 60 milímetros.
A quarta-feira, 20 de agosto, também será marcada por fortes rajadas de vento, que devem variar entre 45 e 80 km/h, podendo alcançar 100 km/h no litoral. A previsão inclui ainda a ocorrência de tempestades com raios.
O acumulado de chuvas entre segunda e terça pode chegar a 150 milímetros em determinadas regiões, aumentando o risco de alagamentos.
Diante das condições adversas, o Inmet emitiu um alerta laranja, indicando perigo iminente para ventos costeiros no litoral gaúcho e na Costa Sul de Santa Catarina. O aviso é válido das 18h de terça até as 21h de quarta-feira.