Virada do mês trará sequência de episódios de chuva com altos volumes, alerta Metsul

A MetSul Meteorologia alerta para uma sequência de instabilidade no Sul do Brasil com a virada do mês, trazendo altos volumes de chuva em parte da região e risco de temporais isolados. A chuva começa já entre a tarde e a noite desta segunda-feira, 29 de setembro, e se intensifica na terça-feira, 30 de setembro, atingindo a maior parte dos três estados, com previsão de pancadas isoladamente fortes. Embora a instabilidade diminua na quarta-feira, 1º de outubro, o tempo não firma totalmente, e a chuva isolada retorna com força na quinta-feira, 2 de outubro, e na sexta-feira, 3 de outubro, afetando diversas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O tempo segue instável durante o próximo final de semana. No sábado, 4 de outubro, a chuva isolada atinge os três estados, com pancadas mais prováveis na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Sul do Paraná. No domingo, 5 de outubro, enquanto o tempo tende a firmar nos estados catarinense e paranaense, uma nova frente fria começa a ingressar pelo Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, trazendo chuva à maioria das regiões gaúchas até o final do dia. Esta frente fria ainda deve provocar instabilidade e chuva na segunda-feira, 6 de outubro, na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná.
A soma dos vários dias de chuva nas últimas horas de setembro e na primeira semana de outubro deve trazer acumulados altos de precipitação em parte do Sul do Brasil. A maior concentração de chuva é projetada para o Oeste, Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e o Centro-Sul do Paraná. Em muitas áreas dessas regiões, os volumes devem ficar perto ou acima de 100 mm, com marcas isoladas entre 150 mm e 200 mm nos próximos sete a dez dias, podendo ser até superiores em alguns pontos.