Frio fora de época pode provocar geada no RS e anuncia ciclone para a próxima semana
Temperaturas negativas surpreendem moradores e nova frente de instabilidade já se aproxima do estado

O fim de semana começou com um cenário típico de inverno no Rio Grande do Sul, mesmo com o calendário marcando setembro. Após dias de instabilidade, o sábado trouxe de volta o céu limpo e o sol, mas também um frio incomum para esta época do ano. Uma massa de ar polar intensa favoreceu o resfriamento durante a madrugada, provocando temperaturas próximas ou abaixo de zero em várias regiões do interior. A MetSul Meteorologia alerta que a geada deve marcar presença em grande parte do estado.
Nas cidades da Serra e da Campanha, os termômetros registraram marcas negativas ou muito próximas disso. Em Ausentes, por exemplo, a mínima foi de 0ºC, enquanto Bagé teve 1ºC ao amanhecer. Outras cidades também enfrentaram temperaturas baixas, como Caxias do Sul, com variação entre 2ºC e 14ºC, e Santa Cruz, onde os termômetros marcaram entre 6ºC e 17ºC. Mesmo em Porto Alegre, o frio se fez presente, com mínima de 8ºC e máxima prevista de 16ºC.
Mas o tempo firme tem data para acabar. A partir da tarde de domingo, uma nova área de baixa pressão atmosférica começará a mudar o clima nas regiões Norte, Noroeste e Oeste. Na segunda-feira, a instabilidade se intensifica e a chuva retorna com força a todo o estado, podendo ser intensa em algumas localidades. O fenômeno também dará origem a um poderoso ciclone no oceano, o que pode provocar ressaca significativa no litoral gaúcho durante a segunda metade da próxima semana.